METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA


Partindo do conceito de arte e literatura no Ensino Médio, analise as alternativas a seguir, escrevendo V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(    ) É importante que o professor possibilite que o aluno seja também aquele que produz arte. Hoje, o acervo da arte universal e brasileira estão virtualmente acessíveis. Pela Internet se difunde o acervo artístico e literário e se compartilha o gosto estético.

(    ) O hábito de ler e apreciar um tipo de linguagem, dificulta o acolhimento de outras manifestações ou produções culturais do Ensino Médio, se não forem introduzidas adequadamente em sala de aula. Cabe ao professor transformar um dificultador em um aliado no desenvolvimento do senso crítico dos alunos.

(    ) Como professores de linguagens e códigos, é necessários dar prioridades às vivências das leituras literárias, não impedindo de investirem interdisciplinarmente na execução de projetos que permitam o trabalho em equipe com os professores de teatro, música e computação gráfica, por exemplo.

(    ) Cabe somente à escola proporcionar a motivação inicial e continuada para promover o gosto pelo ato de ler. O cuidado com a leitura do texto literário no Ensino Médio deve ser trabalhado semente nesta fase de ensino. É nesse momento que o jovem pode incluir definitivamente, ou não, a literatura como o alimento agradável para sua mente em formação e para o seu lazer em todas as fases da vida.

Depois da leitura e análise das afirmativas, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.


V – F – F – V 


V – V – V – F


F – F – F – V 


F – V – V – F 


V – V – F – F 

Existem várias possibilidades de se abordar as formas literárias na escola para que, no processo de aprendizagem, encontremos a fruição da arte e dos conhecimentos herdados da cultura letrada. A respeito desse encontro entre a Arte e a Educação, podemos afirmar que:


Arte e educação não se interagem, mesmo estando no mesmo campo. São duas forças naturais que podem convergir para que, na adaptação ao meio e em sua transformação, a identidade cultural do homem e a natureza se distanciem.


A arte propicia somente o desenvolvimento motor do aluno, não lhe permitindo que amplie seu conhecimento de mundo, a percepção dos espaços naturais e a extensão das relações humanas e sociais.


Esta fusão continua sendo um espaço privilegiado para o diálogo. Os filósofos, críticos de arte e educadores nos mostram que a educação, a literatura, as artes plásticas, músicas são práticas sociais cujas forças de liberdade levam a um contínuo aprender a ver, fazer e a ser.


A concepção do belo na arte não varia em tempo e lugar. Os conceitos de arte se estabelecem em um contexto mais amplo, mais complexo. Em um mesmo tempo não encontramos diferentes formas de perceber os objetos, a realidade, o mundo.


Os críticos de arte e os educadores têm nos levado a compreender que, ao se entretecerem as cores, formas, movimentos, sons, sentidos, valores e saberes culturais e científicos, a criação, representação e significação da realidade não se complementam.

Leia, com atenção, o trecho a seguir, para responder à questão proposta.

 

A aprendizagem da teoria gramatical é tida como garantia para se chegar ao domínio das linguagens (oral e escrita), isto é, acredita-se que a prática de exercícios gramaticais leva à incorporação do conteúdo e que a gramática normativa deve ser um núcleo de ensino (CAZARIN, 1995).

Nessa concepção, a expressão é organizada, modelada e orientada pela atividade mental. Logo, a língua é vista como um produto acabado, como um sistema estável (léxico, gramática, fonética).

 

O trecho ilustra a concepção de linguagem como:


instrumento de comunicação.


expressão do pensamento.


gramatical.


interação.


estruturalista.

Partindo das concepções de linguagem e das reflexões sobre a prática pedagógica, leia, com atenção, as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

 

As atividades práticas utilizadas em sala de aula revelam as concepções de linguagem. (    )

 

Se um professor concebe a linguagem como expressão do pensamento, ele acredita que as pessoas que não conseguem se expressar não pensam. (    )

 

A linguagem como instrumento de comunicação está diretamente ligada à teoria da comunicação e vê a língua como código que possibilita a transmissão de uma mensagem. (    )

 

A concepção de linguagem como interação desconsidera o dialogismo em sala de aula. (    )

 

Uma aula centrada na interação considera a mediação do professor e também o envolvimento do aluno. (    )

 

A alternativa que contém a sequência correta é:


F, F, V, F, V.


V, F, V, F, V.


V, V, V, F, V.


F, V, V, F, F.


V, V, F, F, V.

A partir da leitura feita no capítulo 1 do seu livro, você deve ter percebido que há uma diferença entre método e técnica. O primeiro se refere a um conjunto de procedimentos de ensino-aprendizagem, já a técnica diz respeito ao procedimento sistemático utilizado em sala de aula e cumpre um objetivo específico.

 

Em relação aos métodos de ensino de língua inglesa para nortear a prática docente, um deles tem foco na memorização de paradigmas verbais, regras gramaticais e de vocabulário. Estamos nos referindo ao: 


Grammar Translation.

 


Cognitive Code Approach.   


Structural-situation Method.


Direct Method.


Reading Method.

Leia, com atenção, a situação apresentada a seguir.



Em uma reunião de colegiado, o pai de um aluno que está terminando o Ensino Médio, perguntou ao professor de Língua Portuguesa:

 

- Professor, o que o senhor desenvolve em sala de aula, no ensino de língua, para auxiliar os alunos que, em breve, precisam trabalhar para ajudar nas despesas com a Faculdade?

 

O professor, recém-terminado um curso de Especialização em Linguística, respondeu:

 

- Os alunos são convidados a ler, a escrever e a produzir textos. E proporcionamos atividades de reflexão, compreensão e expressão das ideias pensadas, em diferentes linguagens. Expressão das próprias ideias e compreensão das ideias dos outros. Antes, a proposta era ler e escrever um texto; hoje, além disso, é preciso ler e compreender o mundo. 

 

Considerando a resposta do professor, avalie as afirmativas.

 

I- A construção de conhecimentos deve ser de maneira que o conteúdo faça sentido para que o aluno possa estabelecer uma relação com o mundo que o cerca.

 

II- O ato de ensinar deve ter como objetivo transformar, também, a realidade.

 

III- A escola deve ensinar os conteúdos que estão no livro didático, com o compromisso de que tudo que foi proposto para o ano letivo seja transmitido aos alunos, sem se preocupar com a sociedade.

 

IV- O currículo oculto não deve ser levado em consideração, tendo em vista que a escola precisa garantir a aprendizagem formal e não construção cidadã.

 

V- O ato de planejar de cada professor deve ser encaminhado sob a perspectiva de uma prática social.

 

Estão corretas as afirmativas:


I, II e IV, apenas.


I, III e IV, apenas.


III, IV e V, apenas.


I, II e V, apenas.


II, III e V, apenas.

Ricardo Azevedo agrupa os livros de acordo com uma determinada classificação.

Assinale a alternativa CORRETA de acordo com a classificação feita pelo escritor. 


Livro de literatura infantil: este tipo de livro tem funções unicamente pedagógicas, em que o professor deve trabalhar sempre utilizando as “fichas de leitura”.


Livro paradidático:  de caráter utilitário, este tipo de livro usa a ficção com a finalidade de veicular e facilitar uma informação.


Livro-brinquedo ou livro-jogo: mesmo que composto ludicamente, com usos de belos materiais gráficos, dobraduras, recursos que podem ganhar sofisticação, este tipo de livro é para mero intuito informativo e formativo e tem sido utilizado para comprovações científicas.


Livro de imagens: este tipo de livro nunca deve ser utilizado por crianças, por sempre tratar de temas sociais e de difícil entendimento. 


Livro didático: o que veicula estudos específicos de natureza ficcional, servindo de instrumento criativo e de fruição. 

Leia as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

1 – (   ) O conceito de arte como um ser novo tomou feições radicais na poética do Barroco, quando se deu ênfase à artificialidade da arte.

2 – (   ) Alguns pensadores modernos vinculam a concepção tecnopoética da arte às tendências lúdicas do homem.

3 – (   ) Para Kant o prazer estético que anima o jogo da criação é puramente objetivo.

4 – (   ) Ao artista é dado a oportunidade de combinar sensações, imagens e representações.

A sequência correta é:


V – V – F – F


V – V – F – V


F – V – F – V


V – V – V – V


V – F – F – V 

Leia o seguinte objetivo do ensino de literatura: 

“Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.” 

(Fonte: INFOENEM. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2016)

Considerando esse objetivo, julgue as ações do professor, a seguir: 

1. Fomentar momentos para que os alunos memorizem os resumos elaborados pelos críticos literários e, a partir deles, respondam fichas de leitura.

2. Levar os educandos a compreenderem o contexto social, histórico e cultural descrito na obra, para que percebam os modos de ser e de viver dos personagens.

3. Promover exercícios de leitura fomentando inferências cada vez mais amplas e profundas, para que o aluno consiga estabelecer relações com o texto literário e significá-lo.

4. Possibilitar estratégias em que os alunos possam perceber as estratégias de escritas utilizadas pelos autores, bem como os recursos de linguagem utilizados por eles e seus efeitos de sentidos.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:


2, 3, 4


3 e 4


1 e 4


1 e 2


1, 2, 3, 4

Você estudou que “as palavras em si não bastam ao texto, mas sim suas relações com os vários sentidos, sejam eles intertexto ou extratexto. O livro didático de Literatura deve primar, portanto, pelo exercício de liberdade, uma ação que faz do leitor, do aluno um ser pensante, livre de preconceitos e marcado pela atitude crítica [...]”. (BORGES, 2011, P. 189). 

1. É crucial que o professor de literatura, por meio de suas intervenções, possibilite ao aluno compreender o texto, articulando o seu conhecimento de mundo à leitura.

2. Como a Literatura oportuniza ao educando a vivência de sentimentos, é crucial que o professor tenha sensibilidade e bom-senso ao mediar os diálogos e debates acerca das temáticas. 

3. Possibilitar aos educandos levantar hipóteses acerca dos subentendidos, inferindo possíveis sentidos para o texto literário, de forma interativa com os colegas, é uma estratégia didática que desenvolve a criticidade.

4. O livro didático de Literatura é muito importante no processo ensino-aprendizagem, entretanto ele é escolhido pelo professor. Faz-se necessário que este profissional saiba avaliar este livro, de acordo com a concepção de educação que adota.

Estão corretas as informações contidas em:


1 e 2


3 e 4


1 e 4


1, 2, 3, 4


2, 3, 4

Páginas: 123456789